quinta-feira, 3 de abril de 2014

Quiropraxia é melhor que as outras áreas da saúde?



É muito comum quando uma nova técnica ou profissão na área da saúde começa a se difundir e ficar mais conhecida, as pessoas iniciarem um processo de comparação em relação as demais profissões. No caso da Quiropraxia isso não é diferente. Apesar de existir desde 1865, essa maravilhosa ciência ainda levanta dúvida por parte de algumas pessoas, se é melhor ou não que a tradicional medicina, ou ainda a fisioterapia, massoterapia ou osteopatia.

O que muitos não sabem é que na verdade não existe uma técnica ou profissão "melhor que a outra". Todas as profissões, técnicas, áreas e sub-áreas principalmente no campo da saúde tem seu devido valor. O mais interessante de tudo é que essas áreas trabalhem em total harmonia e de forma multidisciplinar, onde o objetivo final deve ser sempre buscar a saúde do paciente em primeiro lugar. É claro que na prática isso não funciona bem assim e a competição, o desejo de status, e o sentimento de “ser melhor que o outro” acaba invadindo em muito os profissionais da área da saúde.

No que tange a Quiropraxia, o que talvez desperte tanto diferencial e que faça as pessoas acharem ser melhor que as demais profissões, é o enfoque que se dá logo na formação inicial dos futuros profissionais. Nos primeiros anos de curso, o aluno tem acesso as ciências biológicas básicas de qualquer curso de graduação em saúde, como outras disciplinas, mas o mais importante é que também conhece os princípios da profissão, que são alicerçadas em ver e tratar o ser humano de forma integral, como um todo, não abordando apenas a doença, mas tratando a causa original dos sintomas.




Além disso, tornar-se um profissional que sabe ouvir o paciente até mesmo em um momento de desabafo em uma conversa amigável e também deixar de ser meramente um profissional da saúde, mas um "ser-humano e profissional da saúde". Esse talvez seja o grande diferencial que o Quiropraxista oferece e desperta empolgação em quem recebe um atendimento desses: a atenção, o carinho, o amor. 

Realmente tem se perdido em alguns segmentos da área da saúde uma proximidade maior com o paciente, e a Quiropraxia parece resgatar aquele antigo hábito dos médicos de outrora que eram bem mais acessíveis a família, e serviam como um grande amigo. Porém,  isso não torna a Quiropraxia melhor que outra área. Mas sim uma profissão que veio para somar (e muito) nos cuidados da saúde. O que é importante ressaltar, é que para cada caso existe um tipo de atendimento necessário e que não é uma área ou outra que torna-se a melhor, mas o que o profissional da área faz de melhor...



Marcelo A Marcolino
Um apaixonado por essa extraordinária profissão e um mero aprendiz de Quiropraxia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens

Seguidores