Quiropraxia


A Quiropraxia é uma profissão da área da saúde que dedica-se a tratar de uma disfunção articular na coluna vertebral denominada “Subluxação Vertebral” que a grosso modo seria uma vértebra que não realiza seu movimento de forma adequada e causa uma interferência no sistema nervoso.

A palavra quiropraxia vem do grego, e significa "prática com as mãos". É  uma profissão reconhecida mundialmente pela OMS - Organização mundial da saúde. Nos EUA é considerada uma das três maiores especialidades da área da saúde, juntamente com medicina e odontologia. Não faz uso de equipamentos e procedimentos invasivos e tem como foco aumentar a capacidade de auto cura que cada organismo possui dentro de si.

Na primeira consulta é realizada uma anmanese para coletar o máximo de informação do paciente, conhecer seu histórico e estado de saúde geral, além de educá-lo sobre os fundamentos e efeitos da Quiropraxia no organismo. Em alguns casos, também é feito uma análise  de exames de imagem como RX, TC e Ressonância Magnética.


Histórico

Existem dados históricos tais como desenhos e esculturas que provam que técnicas de ajustes vertebrais já eram utilizadas por antigas civilizações tais como Grega, Egípcia, Chinesa e Indiana, há mais de 3200 anos.
Modernamente, atribui-se a Daniel David Palmer a redescoberta e início da sistematização dessa técnica para o mundo ocidental. No oriente, e particularmente na China as manipulações vertebrais sofreram evolução ao longo de sua longa história e são há muito tempo praticadas em associação à massagem Tui-Na.

D. D. Palmer, nascido à 7 de março de 1845 no Canadá, era um "curador", não médico, que usava para ministrar seus tratamentos prática de magnetismo. Certa vez em 1895, Palmer investigou a coluna cervical de um zelador no prédio onde morava e descobriu que havia uma vértebra desalinhada das demais. Aplicou então, por diversas vezes, pressões sobre esta vértebra, conseguindo recolocá-la no lugar, e para surpresa de todos em poucos dias o zelador estava curado da surdez.

A partir de então concentrou toda sua atenção em pesquisar o sistema nervoso e suas intricadas ramificações e, lentamente, foi observando a enorme importância que a estrutura óssea, e principalmente a coluna vertebral com sua engenharia maravilhosa, representava para a perfeita manifestação da energia nervosa que fluía e refluía do cérebro. 

As suas observações o levaram a ver que era nas articulações que havia maior probabilidade dos condutos nervosos sofrerem algum tipo de pressão, dificultando o livre tráfego de informações entre o cérebro e as diversas partes do organismo, fossem tecidos, órgãos ou mesmo funções.

Em 1910, morre D. D. Palmer, e assume em seu lugar seu filho B. J. Palmer que dá prosseguimento ao seu trabalho no que se refere ao aprimoramento técnico e sistematização da  Quiropraxia, bem como na luta para colocar a profissão  em situação de respeito no cenário mundial.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens

Seguidores