quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Hérnia de disco


A hérnia de disco, é o processo em que o disco intervertebral, que está localizado entre as vértebras da coluna, sofre uma migração para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso.
O disco intervertebral executa muitas funções. Separa uma vértebra da outra e atua como um amortecedor de impacto entre os ossos. Além disso, ajuda a moldar as curvas normais da coluna vertebral. Existem 23 discos em nossa coluna vertebral, e eles estão relacionados à nossa altura. De fato, pela manhã, após uma noite de sono, somos cerca de 1 a 2 cm mais altos que no final do dia anterior. Isto corre devido à perda de água que é normal durante o dia, e que é recuperada enquanto dormimos.
O problema é mais frequente em regiões como a lombar e cervical por serem áreas que sofrem maior carga e excesso de movimentos como a rotação, o que já não acontece tanto na região dorsal da coluna.
Fatores genéticos tem um papel importante na origem da hérnia de disco. Estudos recentes comprovam essa tese, onde a carga genética tem uma forte determinação no envelhecimento do disco que favorece a herniação. Por exemplo existem pessoas muito jovens que já possuem uma degeneração no disco, porém pessoas de mais idade possuem seus discos mais preservados.

Outra causa também, são fatores de risco tais como as pessoas que trabalham com excesso de cargas, levantamento de pesos ou ainda por ficarem em posturas fixas durante longas horas, como por exemplo, trabalhar o tempo todo sentado ou dirigindo.
Dentre esses fatores citados acima, temos ainda também o trabalho repetitivo, o ato de levantar, empurrar e puxar, a inclinação e a rotação intensa do tronco de forma rápida ou intensa.
A hérnia de disco tem diversos sintomas de acordo com a região que acomete, dentre eles a Parestesia (formigamento), com dor na coluna ou não, causando irradiação para os membros inferiores ou superiores, podendo chegar até a afetar as extremidades (mãos e pés).
Muitas vezes quando a hérnia acomete a região da cervical o paciente pode sentir dores no pescoço, ou nos ombros, na escápula ou ainda sentir fraqueza nos braços.
Quando em outros casos a hérnia acomete a região lombar, a dor é sentida na maioria dos casos na parte posterior da perna, no trajeto do nervo ciático. A dor ocorre em consequência da pressão ocorrida sobre os nervos da medula, e se o núcleo alcançar o interior do canal espinhal ou do forâmen intervertebral, ocorrerá pressão e irritação dos tecidos lá contidos, e a dor e a deficiência podem ocorrer.
Na região torácica, a hérnia é mais rara, pois é uma região com pouca mobilidade e quando acontece algum sintoma, eles são inespecíficos e incomodam por menos tempo. A dor pode acometer mais a região da parte superior ou inferior das costas e também a região abdominal.
A Quiropraxia é um tratamento alternativo de grande eficácia para o tratamento da hérnia de disco.

Ilustração exibindo extravasamento do núcleo do disco interverterbral



Imagem exibindo herniação discal com compressão sobre a medula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens

Seguidores