quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O que é escoliose ?

A escoliose é uma condição que envolve curvatura lateral e rotacional complexa e deformidade na espinha. Geralmente a escoliose é classificada como congênita, juvenil, adolescente, adulta ou neuromuscular.


Causas da escoliose


Várias causas podem estar relacionadas à escoliose, porém nenhuma tem consenso entre os cientistas. Escoliose é mais comum em mulheres e ocorre freqüentemente em pacientes com paralisia cerebral ou espinha bífida. Em alguns casos, a escoliose é de nascença devido a anomalia vertebral congênita. Ocasionalmente o desenvolvimento da escoliose na adolescência é devido à uma anomalia, mas na maioria dos casos a causa é desconhecida


Sintomas da escoliose

Aqueles com escoliose geralmente não sentem dor durante a adolescência e juventude. A dor é comum na fase adulta quando a escoliose não é tratada. A queixa mais comum de pais e pacientes é devido à aparência com deformidade.



Tratamento e controle da escoliose


O tratamento e controle da escoliose é complexo e determinado pela severidade da curvatura, maturidade do esqueleto e probabilidade de progressão.
Dependendo do grau da escoliose o tratamento é somente cirúrgico, mas em outros casos menos complexos a Quiropraxia é um dos tratamentos mais eficazes para esse tipo de patologia.

Um comentário:

  1. Oi Marcelo, sua postagem sobre escoliose, está ótima, muito bem explicada, quantas vezes nos auto-diagnosticamos, achando que é isso ou aquilo, quando o caso é mais sério do que se pensa. E como sabemos, quanto antes for detectado e tratado melhor.
    Continue nos alertando...
    Um Abraço
    Regina

    ResponderExcluir

Postagens

Seguidores