quarta-feira, 24 de julho de 2013

Princípios básicos da Subluxação Vertebral





Dentre tantos assuntos abordados na Quiropraxia, nenhum é tão importante como a subluxação vertebral. Para quem nunca ouviu falar nessa palavra, primeiramente é importante conhecer o princípio fundamental em que a Quiropraxia se baseia: o Sistema Nervoso.

No início do processo de desenvolvimento humano, o primeiro sistema a ser formado no organismo são as células nervosas. O cérebro juntamente com a medula espinhal vão então se desenvolvendo primeiro e criando todas as ramificações que distribuem-se pelo corpo, inclusive nas extremidades.

Ora, o sistema nervoso funciona como um verdadeiro "gerente", que transmite todos os comandos ao corpo que trafegam por essas ramificações. Como em uma rede telefônica, qualquer interferência em um desses "filamentos" acabam gerando uma disfunção orgânica específica. Isso se dá principalmente pelo fato de existir uma inter-relação entre nervos, articulações e músculos. 

Quando por algum motivo, uma articulação fica fora de seu eixo ou faixa de movimento, a consequência na grande maioria dos casos é uma perda da tonicidade muscular, surgimento de espasmos e também um ligeiro "pinçamento" ou ainda compressão da raiz nervosa. O simples fato dessa compressão acontecer é o suficiente para deixar o sujeito em um estado patológico com muita dor e desconforto.

Surge então, o que na Quiropraxia é conhecido como "Subluxação Vertebral", ou de forma mais grosseira: "um desalinhamento articular". Não é obrigatório que uma subluxação seja acompanhada de uma compressão de raiz nervosa, porém, é o suficiente para provocar todo um desarranjo a nível biomecânico. 

Em casos assim, o melhor a ser feito é um procedimento de ajuste quiroprático que é extremamente necessário e eficaz para o alívio da dor e restabelecimento dos movimentos que ocorriam com mais dificuldade.

Marcelo A Marcolino



Mapa mostrando relação da coluna vertebral com o
sistema nervoso



Subluxação Vertebral



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens

Seguidores