quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lombalgia


Muito conhecida como Lumbago ou Lombalgia, a famosa "dor lombar", acomete muitas pessoas mundialmente. Diversas pesquisas  tem demonstrado que qualquer pessoa adulta, pode vir a ter os sintomas da dor lombar em algum momento de suas vidas. A sensação de dor nesta região é acompanhada por  grande ausência de mobilidade, dificuldade de manter-se ereto, e em alguns casos até formigamento nos membros inferiores ou sensação de "arrastar  e  repuxar a perna".

As causas para a lombalgia são inúmeras, onde podemos destacar a má postura, o sedentarismo, esforços repetitivos, e problemas degenerativos crônicos como a osteofitose (bico de papagaio), osteorartrose, escoliose, hérnia de disco, dentre outras patologias.
De início, o paciente sente uma dor aguda, onde a grande recomendação é o uso de antiinflamatórios e muito repouso. Os casos mais crônicos como por exemplo a hérnia discal, exige  em certas situações, até mesmo a  intervenção cirúrgica.

Um recurso alternativo que vem para auxiliar no tratamento do lumbago, é a aplicação da Quiropraxia, pois busca identificar a causa do problema de uma forma totalmente "estrutural", direto de sua "raiz" , e não apenas em sua sintomatologia.
No tratamento,  é analisado toda a biomecânica do sistema músculo - esquelético e então identificado quais os principais setores do corpo que possuem as chamadas "subluxações articulares", ou de uma forma mais simples: "restrições de movimentos".

Identificado então essas subluxações, realizam-se os ajustes necessários, preservando a área aguda ou dolorida, para assim minimizar e restabelecer a saúde do paciente, no mais curto espaço de tempo possível. Em muitas situações, a aplicação das técnicas Quiropráxicas, utilizam recursos auxiliares como a liberação muscular (massagem), alongamento e tração (pompagem), como também  o uso de calor, tornando o tratamento  muito mais efetivo.



Marcelo A Marcolino, é formado em Quiropraxia pelo Centro de Educação em saúde- SENAC SP. Trabalha com a Quiropraxia desde 2002, além de técnicas complementares como Massoterapia e Reiki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens

Seguidores